A essa altura a grande maioria por aqui deve estar bem familiarizada com o termo “maratonar”, algo que os assinantes da Netflix passaram a fazer com várias da séries que seguem a fórmula de entregar todos os capítulos de uma vez só. Ultimamente, o serviço de streaming vem evitando esse novo verbo, devido a supostos casos de pessoas que passam mais tempo do que deveriam na frente das telas.
Agora, o primeiro caso clínico de “vício em Netflix” confirma essa teoria: um usuário indiano que passava em média sete horas por dia assistindo às atrações na plataforma foi encaminhado para um tratamento em um hospital para distúrbios mentais. De acordo com o periódico The Hindu, na semana passada, a clínica do Serviço para Uso Saudável da Tecnologia (SHUT, em inglês) do Instituto Nacional de Saúde Mental e Neurociências (NIMHANS) em Bangalore, Índia, tratou um homem de 26 anos que disse “estar viciado em Netflix por mais de seis meses”.
Seu hábito compulsivo causava fadiga, cansaço visual e ciclos irregulares de sono. Manoj Kumar Sharma, chefe da SHUT, disse que assistir à programação dessa forma contribuiu para que o paciente esquecesse suas preocupações enquanto estava desempregado, por um longo período de tempo: “sempre que sua família o pressionava para ganhar a vida ou quando via seus amigos indo bem, ele assistia às atrações, em oferta contínua. Foi um método de escapismo. Ele podia esquecer seus problemas e obteve imenso prazer com isso”, disse o médico.
Com mais de 130 milhões de assinantes em todo o mundo, uma pesquisa da companhia de equipamentos de rede Sandvine aponta que atualmente 15% do tráfego de streaming baixado na web vêm da Netflix — que diz ter uma média de 50 minutos por usuário na plataforma diariamente.
O número de pessoas procurando por terapia para tratar “vício em Netflix” vem aumentando e a primeira recomendação dos profissionais é, claro, dosar o uso. Como isso soa muito mais fácil de falar do que fazer, alguns médicos vêm desenvolvendo um programa para cuidar desses pacientes — sempre com a ideia de que é preciso reconhecer que a vida “lá fora” pode ser tão recompensadora que a representada nas telas.
A dependência em displays não está atrelada somente à Netflix e atualmente há um esforço conjunto das gigantes da tecnologia para combatê-la. A Google e a Apple já vêm distribuindo monitores e gerenciamento de uso para evitar a sobrecarga e outras companhias também estão seguindo este caminho.
Fonte: TecMundo.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.