Cada vez mais, Facebook, Twitter e outras mídias sociais têm ampliado seus esforços para combater a disseminação de notícias falsas em suas plataformas, porém isso não tem sido um impedimento para que as pessoas ainda compartilhem as famosas fake news.
De acordo com um estudo do Pew Research Center feito com mais de 6 mil estadunidenses e divulgado na última quarta-feira (05), os adultos preferem receber informações por meio das mídias sociais, porém, esses usuários também são os mais propensos a compartilharem informações erradas se comparados ao público que opta por se informar por meio de jornais impressos, TV ou portais de notícias.
Campo fértil para fake news
A pesquisa informa que cerca de 60% dos adultos dos Estados Unidos que preferem receber notícias por meio das mídias sociais afirmaram já ter compartilhado informações falsas. Situação não muito diferente, mas um pouco melhor, acontece com os adultos estadunidenses que preferem as mídias tradicionais, dos quais 51% disseram que compartilharam notícias falsas.
A investigação faz parte de um relatório de 72 páginas que expõe que os norte-americanos veem notícias falsas como um problema que precisa ser corrigido. De acordo com o estudo, aproximadamente dois terços dos adultos do país disseram ter encontrado imagens ou vídeos alterados às vezes ou com frequência. Vale dizer também que cerca de 56% dos entrevistados acreditam que o problema das notícias falsas vai piorar nos próximos 5 anos.
Além disso, a maioria dos estadunidenses culpa líderes políticos e ativistas por espalharem as fake news. Eles também pensam que jornalistas têm mais responsabilidade para ajudar a resolver a questão, enquanto apenas 9% dos entrevistados acham que as empresas de tecnologia deve ser as maiores responsáveis pelo combate ao problema.
Fonte: TecMundo.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.