As fake news têm crescido bastante nos últimos anos, especialmente em períodos de eleição. Essas investidas e podem ser muito prejudiciais — vide doenças que tinham sido erradicadas e voltaram por conta de campanhas de desinformação contra a vacinação. Várias gigantes da tecnologia que lidam com dados vêm mostrando seus esforços para levar notícias com fatos autênticos e confirmados.
Entre os compromissos da Google estão a parceria com o International Fact-Checking Network (IFCN), para remover dos resultados as matérias com dados errados ou falsificados; e a Iniciativa Google Notícias, que pretende criar mecanismos para facilitar a vida dos usuários na hora de encontrar notícias apuradas e fomentar o bom jornalismo junto aos veículos.
No final de semana, a Gigante das Buscas participou da Conferência de Segurança de Munique e publicou um documento online, que detalha melhor para combater “os esforços deliberados para iludir e enganar, usando velocidade, escala e tecnologias disponíveis na web” em várias plataformas, a exemplo do YouTube.
Google trabalha com três pilares
As ações da companhia de Mountain View usam três pontos de partida fundamentais: qualidade, agentes maliciosos e contexto. Por exemplo, com o primeiro deles em mente, a empresa organiza o conteúdo com a ajuda de algoritmos de classificação isentos de pontos de vista ideológicos dos responsáveis pela auditoria.
Para o segundo quesito, a Google diz ter ao seu lado mais de 20 anos lutando contra mensagens de spam — e essa experiência oferece uma grande vantagem contra pessoas que tentam ludibriar os sistemas com o objetivo de conseguir atenção. Para o terceiro, ela aponta para seus Painéis de Conhecimento e Informação, no mecanismo de busca e no YouTube, para fornecer aos usuários mais contexto sobre o conteúdo apresentado.
No mês passado, a empresa afirmou que vem mudando sua inteligência artificial (IA) para reduzir a promoção de vídeos fraudulentos e fake news no YouTube. O documento adianta também que os próximos esforços envolvem um combate eficiente contra “deepfakes” e “mídias sintéticas” geradas por máquinas. Para conferir mais sobre o assunto, clique aqui.
Fonte: TecMundo.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.